domingo, 11 de abril de 2010

CP: Supressão da ligação Lisboa-Guarda antecipa efeitos da greve


A supressão do intercidades que deveria ligar hoje, domingo, Lisboa à Guarda antecipou os efeitos da greve de revisores da CP que se inicia às 00:00 de segunda feira.
Fonte do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), que convocou a paralisação de segunda feira, e da  CP admitiram à agência Lusa que até do fim do dia outros comboios de longo curso venham a ser suprimidos.
O presidente do SFRCI, Luís Bravo, referiu estarem em causa, nomeadamente, ligações entre Lisboa e Évora e Beja.
Ana Portela, da CP,  precisou que empresa optou por bloquear a venda de bilhetes para comboios que possam vir a ser suprimidos face à possibilidade de serem afectados pela paralisação, não especificando quais.
Segundo Luís Bravo a greve, que abrange também trabalhadores de vendas, tem por objectivo contestar o congelamento dos salários, recomendado pelo Governo e a intenção do Executivo de privatizar algumas das linhas da CP.
O sindicalista considerou que o congelamento dos salários é uma "medida extremamente injusta para os trabalhadores da CP", que, apesar de trabalharem numa empresa pública, "não têm qualquer vantagem em relação aos funcionários públicos".
O SFRCI contesta ainda a possível privatização de algumas linhas da CP, prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), alegando que se quer "privatizar a parte que dá lucro, deixando a CP numa situação insustentável".
Em comunicado, a transportadora referiu que a paralisação deverá afectar a circulação de comboios durante o dia de hoje, na segunda e na terça de manhã.
"Prevê-se a ocorrência de perturbações na circulação de todos os comboios, com possibilidade de supressões e atrasos um pouco por todo o país, com especial incidência nos serviços de Longo Curso (Alfa Pendular e Intercidades) e Regional", alertou a CP.
in
Jornal Noticias

Sem comentários: