domingo, 18 de abril de 2010

CP e Renfe concorrem a duas concessões de comboios em Londres

As linhas que a CP disputa servem a grande área metropolitana de Londres e poderão estar disponíveis nos Olímpicos de 2012.
As duas empresas ibéricas podem ganhar a gestão das linhas ferroviárias a tempo dos Jogos Olímpicos de 2012.
A CP e a Renfe estão a concorrer em conjunto a duas concessões de caminhos-de-ferro em Londres, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes em Espanha. As concessões em causa foram lançadas no passado dia 1 de Abril pelo ministério dos Transportes do governo britânico liderado por Gordon Brown, servem a grande área metropolitana de Londres e deverão estar totalmente entregues à iniciativa privada a tempo da realização dos Jogos Olímpicos de 2012, agendados para a capital inglesa.
As concessões em causa são a Greater Anglia e a Essex Thameside. A Greater Anglia é actualmente gerida por uma empresa designada National Express East Anglia, cuja concessão termina em Março de 2011. O concurso a que a CP e a Renfe estão a concorrer é lançado por um prazo de 10 anos. O governo inglês pretende introduzir melhorias no serviço prestado aos milhões de passageiros anuais que utilizam os comboios nesta linha, que passa por Londres, Essex, Hertfordshire, Cambridgeshire, Suffolk e Norfolk.
Por seu turno, a Essex Thameside é uma concessão que deverá iniciar a operação a 29 de Maio de 2011, prosseguindo a exploração da linha actualmente assegurada pela empresa National Express Group, através da sua participada c2c. Em Dezembro de 2011, o governo inglês pretende que todas as rotas ferroviárias para a Fenchurch Street, em Londres, sejam capazes de operar comboios com 12 carruagens, quando actualmente a linha é servida com comboios de apenas oito carruagens.
A nova concessão deverá proporcionar um serviço fundamental durante o período da realização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, assim como aos Jogos Paralímpicos, especialmente para West Ham, onde ficará instalada a Cidade Olímpica.
Ambas as concessões estão neste momento abertas à entrega de propostas, período que irá terminar a 19 de Abril. O Diário Económico apurou ainda que a CP e a Renfe têm cerca de seis concorrentes no concurso para a concessão de Greater Anglia e cerca de nove para a concessão de Essex Thameside. Contactado pelo Diário Económico, Francisco Cardoso dos Reis, presidente da CP, escusou-se a fazer declarações sobre este assunto.
O Diário Económico sabe, contudo, que a participação da CP nos consórcios formados para estes dois concursos em Londres, é reduzida, mas considerada essencial pela Renfe devido à mais-valia e ao ‘know how' específico que a transportadora ferroviária portuguesa tem em matéria de manutenção de material circulante, designadamente através da sua participada EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.
A participação conjunta das duas ferroviárias ibéricas nestes concursos de Londres é o primeiro passo de uma aliança estratégica firmada a 19 de Março passado, entre Francisco Cardoso dos Reis e Teófilo Serrano Beltrán.
Essa aliança prevê a participação conjunta da CP e da Renfe nos concursos para exploração do serviço ferroviário de alta velocidade em Portugal e deverá ser concretizado e detalhado num acordo global a assinar nas próximas semanas.
Nessa ocasião, no anúncio da criação da parceria entre as duas empresas ferroviárias de Portugal e Espanha, o presidente da CP havia adiantado ao Diário Económico que a aliança se iria reflectir na participação conjunta das empresas em concursos fora da Península Ibérica.
Londres é o primeiro passo para que a CP e a Renfe se apresentam no mercado internacional de concessões ferroviárias e deverá ser seguido nos próximos meses noutros concursos noutras geografias.

Nuno Miguel Silva  

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