terça-feira, 18 de maio de 2010

Travão na 3.ª travessia pára oficinas do TGV

A anulação do concurso para o segundo troço da alta velocidade entre Lisboa e o Poceirão vai provocar o adiamento da instalação do Parque de Máquinas e Oficinas (PMO) entre o Barreiro e a Moita, que já tinha recebido luz verde do Ministério do Ambiente. O deputado socialista eleito pelo Barreiro Eduardo Cabrita reafirmou ontem que o projecto do TGV é para avançar na totalidade, ou seja, entre Lisboa e Madrid, incluindo a terceira travessia sobre o Tejo.


O PMO é uma infra-estrutura fundamental para a rede ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid e destina-se a assegurar a manutenção dos comboios e o estacionamento das composições durante os momentos de paragem.
Dada a forte associação ao TGV, a criação do parque será adiada, tal como a construção da ligação entre Lisboa e o Poceirão. O secretário de Estado dos Transportes anunciou na semana passada a anulação do concurso do troço Lisboa-Poceirão devido a razões técnicas e também financeiras.
Este concurso já estava numa fase avançada, com dois consórcios escolhidos, um dos quais espanhol. O processo foi marcado pela polémica, com a Altavia (o consórcio liderado pela Mota-Engil) a contestar a Tave Tejo (liderado pela espanhola FCC) e a ameaçar contestar o concurso em tribunal.
Entretanto, o deputado Eduardo Cabrita garantiu ontem ter recebido do Governo a garantia de que a terceira travessia sobre o Tejo, com o componente rodoviário para além do ferroviário, é mesmo para avançar.
PORMENORES
ESPANHÓIS
O presidente do grupo espanhol FCC considerou Portugal um destino "prioritário" para a empresa, apesar de ter visto anulado o concurso do TGV.
POCEIRÃO
O Governo adjudicou, no passado dia 8, a construção do primeiro troço da linha de alta velocidade entre o Poceirão e Lisboa, por 1,4 mil milhões de euros.
POLÉMICA
O adiamento dos grandes projectos tem vindo a instalar a polémica entre políticos, economistas e governantes, mesmo no interior do PS.

Raquel Oliveira
in Correio da Manha

Sem comentários: