quinta-feira, 13 de maio de 2010

TGV - ERROS ESTRATÉGICOS NA NOVA REDE FERROVIÁRIA


O Governo está a cometer um erro estratégico ao propor uma rede que não vai permitir transportar directamente os contentores do nosso território e portos para à U.E.
 
O nosso país ficará mais isolado e menos competitivo.


3ª Via ÉVORA-BADAJOZ EM BITOLA IBÉRICA. 250 MILHÕES PARA O LIXO

PARA CONFIRMAR O ERRO DA 3ª VIA BASTA PÁGINA 7 DO SITE DA RAVE

ERRO DA 3ª  VIA ÉVORA-BADAJOZ EM BITOLA IBÉRICA



Projectou-se a construção entre Évora e Badajoz, na mesma plataforma, de uma via de bitola Ibérica, paralela à nova linha dupla de bitola internacional entre Lisboa e Badajoz.

Não se justifica uma linha em bitola ibérica de mercadorias para cargas de 25 Ton/eixo, ao lado de uma via dupla mista (passageiros e mercadorias), em bitola europeia, também para 25 Ton/eixo.

Relativamente à nova via de bitola ibérica Évora-Badajoz essa linha não tem qualquer sentido pelas seguintes razões:


1. A Linha Évora-Badajoz vai custar 250 milhões de euros, além dos custos de manutenção ao longo das próximas décadas.

2. Se, por hipótese, a ligação em bitola internacional, de Badajoz até à Europa, para mercadorias, demorar 5 a 10 anos, esta 3ª via nunca seria justificada para serem investidos centenas de milhões de euros.

3. A ligação de Sines a Cáceres e restantes cidades até próximo de Toledo só poderá ser em vias de bitola europeia.

4. É muito mais importante, desde já, projectar a ligação do Poceirão (nó de mercadorias) em bitola europeia, aos portos de Setúbal e Sines. Caso contrário, vai ser necessário fazer o transbordo no Poceirão, o que provocará um disparo de custos e limitará a capacidade do sistema. Os operadores logísticos irão preferir portos espanhóis, que não tenham esse problema.

5. Actualmente já existe o transporte de mercadorias, em bitola ibérica, desde Sines até Madrid, que vai por Sines-Poceirão-Vendas Novas-Setil-Entroncamento-Abrantes-Madrid.

O troço Évora-Badajoz só pouparia cerca de 130 Km. Nunca justifica o investimento. O transporte de mercadorias deveria ser efectuado por comboios de tracção eléctrica que à noite é muito mais barato. Acontece que a rede convencional espanhola tem uma electrificação diferente da portuguesa. Existem comboios de bi-tensão mas isso não é uma solução standard

Uma empresa já faz o transporte de mercadorias com comboios a diesel para Espanha mas não o faz para a Europa

A solução standard que vai ser comum a Portugal, Espanha e resto da Europa será a nova rede de bitola europeia, com sinalização ERTMS e electrificação de 25 mil Volts em corrente alterna. A compra de material circulante standard é muito mais barata e rápida 

Se fossem utilizadas as teorias da RAVE então bastaria utilizar a rede de mercadorias existente. Ver site para o confirmar
  




 Agradecimento a 
  Rui Rodrigues             

Sem comentários: