terça-feira, 29 de junho de 2010

Primeiro ataque a comboio das praias

Gangue de 40 ataca passageiros da Linha de Cascais



O assalto aos passageiros da carruagem de um comboio, na Linha de Cascais, anteontem, sábado, protagonizado por dezenas de jovens, é o primeiro do género registado este Verão, mas tem sido prática comum em anos anteriores. A PSP até já estava de prevenção.
O grupo, composto por cerca de 40 jovens, vinha da praia, tal como a maioria dos passageiros atacados. O ataque terá sido decidido na altura e não planeado.
Com o início da operação "Verão Seguro" veio o reforço de policiamento nos principais pontos de entrada e saída de passageiros dos transportes públicos, nomeadamente na Linha de Cascais.
E anteontem foi a primeira vez que o dispositivo gerou efeitos, com a detenção e identificação de sete jovens, todos suspeitos de estarem implicados no assalto, ocorrido cerca das 20 horas.
O comboio em causa vinha de Cascais e tinha já recolhido passageiros em várias praias da Linha. O grupo terá entrado junto numa das estações e todos os jovens que o integravam ter-se-ão juntado na praia para regressar a casa, na zona de Sacavém. Não está ainda claro o local em que os assaltos tiveram lugar nem quanto tempo duraram, sempre sob coacção física.
Sabe-se apenas que só na estação de Alcântara a PSP foi alertada para o sucedido. Aparentemente, terá sido um passageiro vítima de roubo e que desembarcou naquela estação a avisar as autoridades.
O grupo saiu também na referida estação de comboios e dirigiu-se para a paragem do autocarro 28, quando foi detectado por agentes à civil da PSP, que estão envolvidos na estrutura de prevenção.
Foram estas equipas da investigação criminal que, alertadas para a presença do gangue em Alcântara, acabaram por localizar os suspeitos, chamando então reforços de esquadras de Intervenção.
No entanto, apenas sete dos elementos do grupo acabariam por ser detidos e identificados. Três deles foram detidos e serão hoje presentes a tribunal. Os outros quatro, por serem menores de idade, foram entregues aos pais.

CARLOS VARELA
in Jornal de Noticias

Sem comentários: