segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TGV deve adiar-se no mínimo 5 anos




Silva Lopes, economista e ex-presidente do Montepio, disse hoje que a linha do TGV entre Lisboa e o Porto deve adiar-se no mínimo cinco anos ou mais, face à actual situação da economia portuguesa. "Não venham dizer que sou contra o investimento, mas é preciso bom e não este", acrescentou.
O também antigo ministro das Finanças, que falava numa conferência sobre a competitividade da economia portuguesa, considerou que a linha de alta velocidade ferroviária para o Porto até pode ser um investimento "necessário", mas "seria de adiar no mínimo cinco anos ou mais".
"Entretanto gastaram-se 1000 milhões de euros ou mais na requalificação da Linha do Norte e acho que se devia concluir esse investimento", considerou também, durante o encontro organizado pela Antena 1 em Lisboa.
"A minha opinião é que andamos a fazer muitos investimentos que não prestam", disse o economista.
Silva Lopes deu como exemplo o estádio de Leiria, "que se calhar tinha um estudo de viabilidade económica", ironizou, referindo-se a uma intervenção anterior de Mário Lino. O ministro das Obras Públicas do anterior Governo tinha-se referido, na mesma conferência, aos resultados de "vários estudos de economistas" como motivo para defender o prosseguimento das grandes obras públicas como o TGV.
"Devia ser era especialista em consultoria", disse Silva Lopes. "Os consultores fazem os estudos com as conclusões que quem os encomendou pretende".

Inês Sequeira
in Publico

Sem comentários: