quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A evoluçao da CP para 2010

A AGENDA ... PARA GERIR, PERDÃO, REDUZIR A TODO O CUSTO OS CUSTOS DA CP

1. Falar com a Secretária de Estado dos Transportes e convencê-la a
encerrar definitivamente as linhas do Tua, do Corgo, do Tâmega, de
Cantanhede e de Cáceres sem passar pela substituição rodoviária, que é
sempre uma situação transitória.

2. Substituir o serviço ferroviário pelo rodoviário entre Covilhã e a
Guarda e vender a Allan que lá circula à Argentina

3. Manter o autocarro entre Casa Branca e Évora, mesmo após o fim das
obras, a cargo da Refer. Poupava-se taxa de uso e evitava-se ter de pensar
num novo serviço IC para Évora quando a linha estiver em condições.

4. Fazer o IC para Beja a partir do Poceirão (a locomotiva ficava logo ao
lado das oficinas e poupava nos custos)

5. Substituir o serviço ferroviário por rodoviário nas linhas do Vouga
durante 15 dias. Duas semanas depois acabar com os autocarros. Ninguém vai
dar por nada. Vender as automotoras à Argentina.

6. Substituir serviço ferroviário por rodoviário entre Leiria e Figueira
da Foz. Numa segunda fase, prosseguir com a mesma medida entre Leiria e
Caldas da Rainha. Explicar que as pessoas não ficam prejudicadas porque se
assegura o serviço em autocarro. Poupa-se taxa de uso.

7. Substituir serviço ferroviário por rodoviário entre Viana do Castelo e
Valença. Fazer um acordo com a Renfe, a Tap e a Portugália para o serviço
Internacional ser feito em code share com um autocarro de luxo entre o Porto
e Vigo.

8. Prosseguir o serviço em autocarro da Covilhã a Castelo Branco. Comprar
a revista "O 6 de Setembro" para os mandar calar. Convencer a Refer e o
Governo de que não vale a pena electrificar o resto da Beira Baixa. Os
autocarros saem mais baratos. Vender as carruagens à Argentina.

9. Ver quais os dois Alfas Pendulares com maior taxa de ocupação entre
Lisboa e Porto e criar uma Unidade de Negócios para a sua exploração que
será a mais rentável de todas, com a maior taxa de cobertura e lucros
garantidos. Propor à Ana Paula Vitorino a entrada de capital privado para
essa Unidade de Negócios.

10. Fazer um Power Point sobre a nova Unidade de Negócios para apresentar
como um exemplo de boas práticas de gestão ferroviária.

11. Prosseguir a extensão do serviço rodoviário das Caldas da Rainha a
Torres Vedras. Comprar a Gazeta das Caldas .... Vender as UDDs afectas à
linha do Oeste à Argentina.

12. Organizar um grande evento em Torres Vedras para anunciar a chegada da
CP-Lisboa aquela cidade em 2015. Até lá, não havendo linha electrificada,
explicar que o serviço será feito por autocarros pela A8.

13. Reduzir o serviço regional no Douro entre a Régua e o Pocinho a um
comboio por dia em cada sentido. Propor nova regulamentação por forma a que
os comboios só circulem entre o Tua e o Pocinho nos dias em que houver
passageiros. Instalar um telefone em cada estação para os Clientes ligarem
para o Tua a pedir o envio da automotora. Poupa-se taxa de uso e acabará por
se extinguir o serviço porque os Clientes também se extinguirão.

14. Serviço rodoviário de substituição entre Abrantes e Elvas. Vender
material para Angola.

14. Comprar o Jornal de Barcelos ... Preparar terreno para acabar com o
serviço regional entre Viana e Nine.

15. Pôr o IC da Beira Alta a sair de Coimbra e o da Beira Baixa a sair do
Entroncamento. Poupa-se taxa de uso. Não assegurar transbordo com os
comboios da linha do Norte para ver se a preocura diminui por forma a
justificar o fim definitivo dos ICs.

16. Colocar uma navette entre Tomar e Lamarosa com poucas ligações nesta
estação. Perante os protestos dos passageiros e da autarquia, substituir o
serviço no ramal por autocarros que irão directos ao Entroncamento. Explicar
à Câmara e aos Clientes que ficarão todos a ganhar. Escrever à Refer a dizer
que a CP prescinde do ramal de Tomar.

17. Assegurar o serviço regional entre Beja e a Funcheira apenas uma vez por
semana por forma a adaptar a oferta à procura.

18. Acabar com o Longo Curso para Braga e Guimarães e concentrar o material
na linha do Norte. Assegurar ligações do Minho a Campanhã pela CP-Porto e
fazer um Power Point sobre a melhoria dos resultados desta unidade de
negócios.

19. Fazer do Oriente a estação términus entre Lisboa e Porto. Poupa-se
quatro quilómetros de taxa de uso e reduz-se 9 minutos ao tempo de viagem.
Falar com a agência de comunicação para explicar isso aos Clientes.

20. Criar uma Unidade de Negócios designada CP-Navette para assegurar as
ligações entre Santa Apolónia e o Oriente e fazer um Power Point a mostrar
que se atingiu o break-even operacional em 24 horas. Propor logo de seguida
a sua privatização.

20. Telefonar ao Carmona e comunicar-lhe que a linha de Cascais passa a ter
o seu términus em Alcântara. Ver quantas composições se podem poupar e
vendê-las para a Argentina.

21. Negociar com a Barraqueiro e a Câmara do Barreiro o fim da linha de
Praias Sado.

22. Acabar com todo o serviço Regional no Alentejo, excepto no Verão na
altura do Festival da Costa Sudoeste, que a CP patrocinará.

23. Pôr o Sud Expresso a circular às segundas, quintas e Sábados no sentido
ascendente e terças, sextas e domingos no sentido descendente, excepto
quando for feriado à quinta-feira em Portugal ou feriado em Espanha à
quarta-feira. Nos dias 31 de Março, 30 de Julho e 20 de Agosto só se efectua
o serviço ascendente na véspera, excepto se coincidir com as festas de
Valladolid ou dia de tourada em Salamanca.

24. Se, mesmo assim, alguém persistir em viajar no Sud Expresso, passar a
efectuá-lo com uma UTE de silício modernizada, com sacos-cama debaixo dos
assentos destinados aos Clientes que antes viajavam em carruagem-cama.
Explicar aos clientes que, devido à não electrificação do lado espanhol,
terão de mudar de comboio em Vilar Formoso.

25. Fazer um acordo com o Fernando Pinto para que os Clientes do primeiro
Alfa da manhã e o último da noite possam optar pelo avião. A prazo, suprimir
esses comboios e ver quanto se poupa na taxa de uso e na manutenção.

26. Fazer o outsorsing dos Órgãos Centrais da empresa. Instalar o COC em
Cabo Verde, em parceria com a CP e propor à Refer que centralize toda a
gestão de tráfego de num único CTC na Índia. Se a proposta não for aceite,
pedir para renegociar a taxa de uso.

26. Negociar com o SMAQ a admissão de maquinistas ucranianos e filipinos.
Assegurar que os seus direitos serão mantidos e convidá-los a rescindir o
contrato para dar lugar à nova mão-de-obra.

27. Vender os imóveis da Calçada do Duque e instalar a sede da CP na
Amadora, nas antigas instalações da Bombardier. Numa segunda fase vender
aqueles terrenos e procurar um apartamento em Odivelas para sede da empresa.

28. Organizar uma campanha de comunicação e marcar uma conferência de
imprensa a anunciar que a CP equilibrou os seus resultados e já não é um
peso para o Estado. Apresentar um Power Point com os objectivos dos dez anos
seguintes ­ chegar a 2020 com 35 passageiros transportados, 1050 PKs, 40
CKs, custos operacionais de 389,8 euros e receitas operacionais de 432,01
euros.

29. Convidar os ... dos ex-presidentes da CP para a apresentação.

1 comentário:

nm disse...

Excelente exercício de ironia.