quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Centenário Sud Expresso vai ser um moderno comboio-hotel a partir de 1 de Março

É uma nova vida para
o comboio nacional “mais
carregado de História”. CP
vai usar Talgos para a sua
ligação diária Lisboa-França
O centenário Sud Expresso, que liga
Lisboa a Hendaya (onde dá ligação
ao TGV para Paris), vai efectuar-se a
partir de 1 de Março com uma composição
moderna que inclui compartimentos
com casa de banho privativa
e duche.
O acordo para o aluguer de dois
comboios Talgo destinados a este
serviço deverá ser amanhã assinado
em Madrid pelo presidente da CP, Cardoso
dos Reis, que tenta desta maneira
dar um novo fôlego a esta ligação
internacional. Em simultâneo, a CP
deverá também alugar automotoras
a diesel espanholas para o serviço regional
em Portugal.
O contrato com a Renfe prevê que
a mesma composição que faz o comboio-
hotel Madrid-Lisboa (Lusitânia
Expresso) prossiga para Hendaya no
horário do Sud Expresso, regressando
no dia seguinte a Santa Apolónia, de
onde partirá novamente para Madrid.
Uma outra composição fará o sentido
inverso desta rotação. Desta forma,
a CP não tem de assegurar a manutenção
dos comboios em Portugal,
tarefa que ficará a cargo das oficinas
da Renfe.
Para os passageiros, a diferença
será enorme. O actual Sud — herdeiro
dos grandes expressos europeus
que começaram a cruzar o continente
nos fi ns do século XIX — tem velhas
carruagens de 2.ª classe com compartimentos
onde se viaja sentado,
beliches económicos para poder dormir
deitado numa viagem que dura 14
horas, e uma nostálgica carruagemcama
para quem exige um grau de
conforto superior. O momento alto
da viagem, que tem um certo sabor
a aventura, é passado na carruagem
restaurante, onde é servido o jantar
e o pequeno-almoço. O Sud já não tem
talheres de prata, mas também não
aderiu aos de plástico e a refeição e
o serviço ainda têm um toque personalizado.
Menos passageiros
Com as composições Talgo, o Sud entra
na modernidade, mas continuará
a ser um comboio democrático com
preços para todas as carteiras — terá
lugares sentados e beliches na classe
económica e um serviço Grand Class
com verdadeiros quartos de hotel
sobre carris.
A CP aproveitará, naturalmente, para
aumentar os preços, uma vez que o
Sud Expresso tem vindo a acumular
prejuízos nos últimos anos. O mau estado
da composição e a concorrência
do modo rodoviário e das companhias
de aviação low cost têm reduzido a sua
procura às pessoas que têm medo de
viajar de avião, jovens de inter-rail e
emigrantes e imigrantes. Em 2002,
o Sud transportava em serviço internacional
165 mil passageiros mas,
em 2004, já só eram 109 mil e no ano
passado quedou-se pelos 75 mil.
O último dos grandes expressos
esteve prestes a acabar quando, em
2000, o então presidente da CP, Crisóstomo
Teixeira, tentou reduzir a sua
frequência diária para trissemanal.
Numa iniciativa liderada por Maurício
Levy (entretanto falecido e que
viria a ser pouco depois presidente
do Instituto Nacional do Transporte
Ferroviário), um grupo de intelectuais,
políticos, ecologistas e autarcas
elaborou na altura um Manifesto em
Defesa do Sud Expresso, que criticava
a decisão “pouco transparente” da
empresa em “atacar o comboio mais
carregado de História do nosso país,
peça essencial da entrada das ideias
liberais no século passado, via real
de fuga ou regresso dos emigrantes
nos anos 60 e, até, veículo de Mário
Soares no momento da Revolução
de Abril”. O documento dizia ainda
que “este comboio é uma alternativa
às mortes na estrada e ‘embaixada’
que Portugal manda diariamente ao
encontro dos seus fi lhos na fronteira
francesa”.
A CP recuou e o Sud manteve-se,
embora numa morte lenta. As composições
Talgo vão agora dar-lhe uma
nova vida, esperando a empresa um
considerável aumento da procura

O que é um Talgo
TALGO são as siglas de Tren
Articulado Ligero Goicoechea
Orial. Goicoechea foi o
engenheiro que nos anos 40
do século passado inventou
este comboio articulado, onde
as carruagens não assentam
directamente nos rodados, e
Orial o sócio capitalista que
com ele formou uma sociedade.
Nestas composições, cada par
de carruagens está “pendurada”
num mecanismo que assenta em
duas rodas que giram livremente,
o que permite ao comboio fazer
as curvas a maior velocidade.
É com uma composição deste
tipo que, desde 1995, se efectua
diariamente o Lusitânia Comboio
Hotel entre Lisboa e Madrid.




Carlos Cipriano
in Publico

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