terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Linha do Oeste Petiçao Publica


Um grupo de cidadãos do distrito de Leiria lançou uma petição para pressionar o Governo a aprovar um conjunto de “investimentos estratégicos” destinados a requalificar a Linha do Oeste em 2010. O documento foi apresentado anteontem e já foi assinado por pessoas ligadas a todos os partidos políticos.
Os subscritores exigem um serviço de transportes confortável e de qualidade e que volte a ser recuperada a ligação directa entre Leiria e Lisboa. Além da duplicação, electrificação e correcção de traçado da Linha do Oeste, pretendem um serviço regular em Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Figueira da Foz e Coimbra.

A intenção do grupo de cidadãos é recolher as 4000 assinaturas necessárias para que a Assembleia da República recomende ao Governo a aprovação destes investimentos na Linha do Oeste, uma infra-estrutura que, segundo a petição, “poderia e deveria ser uma alternativa às várias opções rodoviárias que as actuais auto-estradas A1 e A8 constituem”.
Na apresentação da iniciativa, a deputada do CDS-PP eleita por Leiria, Assunção Cristas, assegurou que irá estar atenta ao Orçamento do Estado para confirmar se há verbas inscritas para investir na Linha do Oeste, na sequência do compromisso assumido pelo Governo com os autarcas afectados pela “transferência” do novo aeroporto de Lisboa da Ota, em Alenquer, para Alcochete.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, recordou, a este propósito, que o Governo anunciou, no ano passado, um investimento de 150 milhões de euros na recuperação da Linha do Oeste, verba que considerou insuficiente por não permitir a sua electrificação. “A Linha do Oeste é uma janela de oportunidade para unirmos esforços e para nos afirmarmos como uma verdadeira região do centro do país.”
O advogado José Alves recordou que, em meados dos anos 90, o então deputado do PS Henrique Neto apresentou um projecto de recuperação da Linha do Oeste, em articulação com o TGV e com o porto de águas profundas de Peniche. “Não se conseguiu avançar, em grande parte, por falta de mobilização das pessoas de Leiria. Se os nossos conterrâneos não se interessarem, já não se aproveitam os fundos comunitários”, alertou o advogado.
Teresa Morais, deputada do PSD, garantiu que também se vai empenhar na recolha de assinaturas para que a petição seja discutida no Parlamento.
O presidente do Turismo Leiria-Fátima, David Catarino, defendeu, por seu lado, a reabilitação da Linha do Oeste, bem como a criação de um aeroporto regional. “Para assegurar a competitividade regional, precisamos de construir nesta zona a sua centralidade, propiciando transporte para esta região, mas também no interior da mesma.”

in Publico

1 comentário:

Carlos Pinheiro disse...

É uma vergonha. Fazem 3 auto-estradas de Lisboa para o Porto; Querem fazer o TGV para Madrid e para Porto e ainda para Vigo e não são capazes de manterem, quanto mais modernizar, a Linha do Oeste que em tempos não muito recuados chegou a ser alternativa à Linha do Norte quando esta estava interrompida por acidentes graves ou obras. E para além do mais serve todo o Litoral até à figueita da Foz onde se incluem cidades como Torres Vedras, Caldas da Rainha, Nazaré, alcobaça, Leiria, Marinha Grande até chegar à Figeuira por ramal próprio.