terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Noticias do TGV em Portugal


A linha de alta velocidade entre Porto e Vigo e a própria localização da estação central no Porto vão voltar a ser estudadas, anunciou ontem o ministro das Obras Públicas. As ligações em alta velocidade entre Lisboa e Madrid e Lisboa-Porto prosseguem nos calendários previstos, garante António Mendonça.

"Tendo em conta o potencial associado ao Aeroporto Sá Carneiro", foi pedido à Rede Ferroviária de Alta Velocidade (Rave) que estudasse a possibilidade de o integrar no eixo de alta velocidade Lisboa--Porto-Vigo, como estação terminal, afirmou o ministro, no decorrer de um almoço promovido pela Ordem dos Economistas sobre Obras Públicas
Por outro lado, adiantou António Mendonça, está a ser equacionada a construção de uma linha apenas para passageiros entre Porto e Vigo, o que permitiria uma poupança no projecto da ordem dos 200 milhões de euros. Recorde-se que este troço, devido a atrasos no lado espanhol, só deverá entrar em funcionamento depois de 2015.
Quanto às restantes linhas do projecto de TGV em Portugal, o ministro concretizou que está prevista para Abril a assinatura do contrato de concessão do troço Poceirão-Caia (na ligação Lisboa--Madrid) e a adjudicação do concurso para o troço Lisboa-Poceirão. No âmbito deste eixo, está ainda previsto o lançamento dos concursos para as estações de alta velocidade em Lisboa (integrada na estação do Oriente) e no Caia.
No eixo Lisboa-Porto, e até Junho, deverão ser preparados os concursos para os troços Pombal--Porto e Lisboa-Pombal, sublinhou o ministro das Obras Públicas. Quanto ao novo aeroporto em Alcochete, António Mendonça sublinhou que é "uma prioridade". No entanto, questionado pelos jornalistas sobre a privatização da ANA, recusou concretizar quer prazos para a operação, quer a percentagem que o Governo pretende colocar no mercado

Raquel Oliveira
in Correio da Manha

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