sexta-feira, 5 de março de 2010

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos está mais amigo do Ambiente

Este ano, a organização do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que abre na quinta-feira, quer apostar na sensibilização ambiental a par do design e da criatividade.

“Achamos que o evento deve ser mais amigo do Ambiente e vamos aproveitar para tentar sensibilizar os visitantes para as questões ambientais” disse José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, organizadora do certame.
Nesse sentido é lançado aos visitantes “o desafio de chegarem de transportes públicos”, no âmbito de um protocolo de colaboração entre a autarquia, a CP e a Rodoviária do Tejo que José Parreira assegura “irão garantir que as pessoas cheguem comodamente a Óbidos de comboio e tenham depois um transfer de autocarro até ao festival”.
Da adesão a estes meios de transporte dependerá “a quantidade de dióxido de carbono que conseguiremos não produzir” e que a empresa pretende contabilizar no final do festival que irá decorrer até 14 de Março.
As quatro grandes tendas que este ano acolhem, no interior da cerca do castelo, os concursos, workshops, esculturas e actividades como as massagens de chocolate e as pinturas corporais, “estão também pela primeira vez equipadas com lâmpadas de baixo consumo, seguindo aquilo que já vem sendo feito com a iluminação pública da vila” refere José Parreira.
A ideia é “transmitir a mensagem que é possível todos contribuirmos para um ambiente mais sustentável” adianta o responsável pelo evento que nos últimos meses envolveu na sua produção duzentos trabalhadores.
Pelo recinto onde estarão patentes cerca de 30 stands de venda, é estimada a passagem de cerca de 200 mil visitantes (entre pagantes e habitantes do concelho e crianças com entradas grátis) ao longo dos onze dias de certame que deverá movimentar 10 toneladas de chocolate.

LUSA

Sem comentários: