terça-feira, 12 de outubro de 2010

Programa SIC Expresso da meia-noite sobre a Ferrovia

O economista Rui Moreira põe os pontos nos "is" quanto à problemática da ferrovia de bitola europeia e da importação e exportação de mercadorias.

Engraçado ver como um dos participantes no debate está convencido de que as empresas portuguesas exportam para a Europa além-Pirenéus através da ferrovia, quando tal fenómeno é inexistente... São as nossas "elites" a falar...

Neste programa cujos vídeos agora afixámos, o Administrador da RAVE - Eng. Carlos Fernandes -  fez, sobre a nova linha Lisboa-Madrid e sobre o transporte das mercadorias para a U.E., as seguintes afirmações:

Para confirmar, rever vídeo (no site original da SIC imediatamente abaixo) após o minuto 24:10:

 
«[A linha Lisboa-Madrid] resolve [certos problemas] porque a linha é mista e por que é que é mista? É mista porque não existe nenhuma alternativa naquele corredor de uma boa linha para fazer o trajecto para Madrid. A linha vai chegar, numa 1ª fase, a Madrid, permite abastecer o hinterland, que são 5 milhões de habitantes (...) [Vão circular] mercadorias e passageiros. E a questão que surge muitas vezes é: porque é que há [ou melhor, por que é que se vai construir] uma 3º linha de mercadorias ao lado daquela em bitola ibérica [ao lado, portanto, de uma via mista - passageiros e carga - de bitola europeia]? (...) Nós estamos a fazer a linha - a 3ª linha em bitola ibérica - porquê? Passarão décadas até que a Espanha efectivamente - se é que alguma vez migre - vá migrar a sua bitola.», respondeu ele!

Pois claro! Outra coisa que vai demorar décadas a vir, e é se vier, é o próximo Inverno!!! Palavra de honra! Reparem que o homem falou em "décadas"!

A seguir, pressionado pelo jornalista, Carlos Fernandes teve de admitir que Espanha NÃO ESTÁ A FAZER NEM FARÁ QUAISQUER LINHAS IBÉRICAS!
O Dr. Rui Moreira, mais tarde (aos 25:40), e nessa sequência, pergunta certeiramente: que sentido faz nós fazermos linhas em bitola ibérica se os espanhóis não estão a fazer nem farão nem mais uma, e as que têm são para mudar para bitola europeia?

Aos 27:34 Carlos Fernandes diz que os Espanhóis só construíram os eixos internacionais em bitola europeia. É duplamente completamente falso. Por um lado, não há um único desses eixos construídos. Estão apenas projectados e em construção (ainda bem que estão em construção, mas em bom rigor, é falso que estejam construídos. E a verdade deve ser sempre um valor primordial, até mesmo quando a mentira pudesse ser vantajosa para quem defende as posições contrárias às de Carlos Fernandes). Espanha não tem, por enquanto, NENHUMA linha férrea de bitola europeia internacional. Tê-las-á a muito breve trecho, isso sim! (2011 ou 2012, o mais tardar, segundo planos do Governo Espanhol). Por outro lado, há eixos espanhóis não internacionais - isto é, internos - que estão projectados como mistos, dos quais Carlos Fernandes não fala! Por que razão Carlos Fernandes omite este dado importante, e nem refere a percentagem de Km de linha férrea em bitola europeia MISTA (isto é, preparada para o transporte quer de passageiros quer de vagões de carga) que está projectada para ser construída em Espanha, afirmando «e a maior parte deles [eles, os eixos] são para passageiros só» (ao min. 27:38)?!? Por que não refere as datas precisas de toda essa calendarização, dizendo apenas "quando Espanha migrar [da bitola ibérica para a europeia]"? Mas quando é esse "quando"? Porquê esta falta de precisão no discurso de um homem com um cargo tão importante?!?

Mais adiante, aos 28:08, Carlos Fernandes fez outras afirmações importantes - e incompreensíveis:

«Mas os problemas da bitola resolvem-se de outra maneira. Há inúmeros comboios que vão de Espanha para França, que chegam à fronteira espanhola e numa hora, os contentores são passados de um comboio para outro. (...) Os comboios perdem tanto tempo pelo caminho (...) que esse não é o problema [perder uma hora na mudança].»

Então para quê mudar a bitola? Porquê não permanecer como estamos? Para quê gastar tanto dinheiro a fazer novas linhas de bitola europeia, se bastaria, tanto a Portugal (1) como a Espanha, continuar a fazer circular tudo em bitola ibérica, visto que, para Carlos Fernandes, a mudança de comboio nos Pirenéus é coisa fácil, barata, e nada custosa?!? Caro Carlos Fernandes, segundo a sua perspectiva, as LEMAVs (Linhas de bitola Europeia Mistas preparadas para Alta Velocidade) deveriam ser todinhas riscadas do mapa: Portugal e Espanha continuariam muito bem com a ferrovia de bitola ibérica! Chegados aos Pirenéus, o Sr. Carlos Fernandes e sus muchachos vestem o fato-macaco e mudam os contentores para comboios cujos rodados encaixem nos carris de bitola europeia que existem em toda a Europa menos em Portugal e Espanha!

(1) Por exemplo, não vale a pena fazer a LEMAV Poceirão-Caia. Basta ligar Sines a Badajoz por bitola ibérica. Parte da linha (Sines - Ermidas Sado) até já existe!! É só levá-la de Ermidas a Badajoz!!! (Vide Google Earth: no canto inferior esquerdo, no quadrado "Mais", active (clique) em "Transportes". As linhas férreas aparecem). Isto é só rir!
Somos governados por boys. E o resultado é uma tourada. Moços de forcados precisam-se.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gabriel Órfão Gonçalves (créditos a Rui Rodrigues pelo trabalho de descoberta das declarações mais bombásticas de Carlos Fernandes! Em 48 minutos de programa não se pode dizer que foram poucas, não senhor... :) )

Em breve haverá novos vídeos no blogue com o Sr. Carlos Fernandes no debate com o Dr. Manuel Moura. Nesse grandioso combate de boxe houve um deles que perdeu por knock-out. Adivinham quem foi? :) 




 Gabriel Órfão Gonçalves

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